|
EN

NOTÍCIAS

BIOSSEGURANÇA NA PRODUÇÃO - a única barreira contra a gripe aviária


A biossegurança de uma exploração deve abranger um conjunto de medidas que visem garantir a bioexclusão e o bioconfinamento dos agentes patogénicos, que podem afetar a saúde e o bem-estar animal, a saúde dos funcionários e o meio ambiente.

A desinfeção dos veículos através de arcos de desinfeção e/ou rodolúvios à entrada e saída das explorações é fundamental para controlar a propagação de agentes infeciosos. Para que a desinfeção seja bem efetuada, deve-se assegurar que os equipamentos permitem que a solução desinfetante pulverize homogeneamente todas as partes das viaturas.


A solução desinfetante deve ser renovada com frequência e o desinfetante a utilizar deve ter um amplo espectro de ação que garanta uma ação rápida.


Para além dos produtos e equipamentos, é essencial avaliar os procedimentos de biossegurança e assegurar a compreensão e o compromisso de todos os membros das equipas de trabalho. Esta é a base para garantir a saúde e bem-estar animal e ter uma boa produtividade e rentabilidade.





DESTAQUES