top of page

CONTROLO E PREVENÇÃO DE LEGIONELLA

A Legionella é uma bactéria ambiental, cuja temperatura ótima para crescimento é entre os 35 e os 37ºC e que tem como habitat natural os reservatórios de água, tais como rios, lagos, nascentes, fontes hidrotermais e solos húmidos. A bactéria pode ser igualmente encontrada em sistemas artificiais de circulação de água tais como circuitos de água quente sanitária (chuveiros), circuitos de água fria para consumo humano, rega por aspersão, filtros de aparelhos de ar condicionado e suas condutas, sistemas de refrigeração, desumidificadores, nebulizadores e fontes decorativas.​

Neste tipo de instalações, a estagnação da água e a acumulação de produtos nutrientes para a bactéria, tais como lama, matéria orgânica, materiais de corrosão e amebas, formam uma biocamada. Esta biocamada associada a uma temperatura propícia, permitem a multiplicação da Legionella para níveis de contaminação infeciosa para os seres humanos, por inalação das partículas de ar.

serviço de biossegurança da TLH oferece soluções idóneas e personalizadas para o controlo e prevenção da Legionella que englobam várias fases e que incluem:

1. Inspeção prévia das instalações com base no sistema APPCC;

2. Avaliação de riscos (origem e plano do circuito habitual da água, equipamentos de    armazenamento ou dispersão de água e tipo de materiais por onde circula a água);

3. Aconselhamento dos produtos adequados.

linha de produtos 100% biodegradáveis indicada pela TLH para o controlo da Legionella possui vantagens diferenciadoras dos tratamentos mais convencionais, graças à incorporação de núcleos estabilizadores únicos nas suas formulações que garantem a sua eficácia e uma redução de custos e tempo de aplicação. Para além de controlarem a Legionella, os produtos eliminam as incrustações e o biofilme, não provocam corrosão nos materiais às doses de uso e não são tóxicos para o manipulador e para o meio ambiente.

bottom of page